O futuro das missões espaciais está, literalmente, sendo construído na fábrica da Boeing na Florida, Estados Unidos. Algumas das mentes mais brilhantes da indústria estão debruçadas no processo de construção da cápsula espacial Crew Space Transportation (CST) – 100 Starliner, ou simplesmente Starliner. A cápsula será utilizada pela NASA em missões na órbita da Terra e na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), tendo a sua primeira viagem não-tripulada agendada para 2018.
Sem qualquer precedente, a cápsula projetada pela Boeing também abrirá caminho para as primeiras viagens comerciais ao espaço, levando a humanidade um passo adiante na exploração do espaço.
Com design único, a Starliner será a primeira cápsula construída nos Estados Unidos capaz de pousar em solo, o que permitirá a sua reutilização em outras missões – até dez reutilizações com espaço de seis meses entre uma e outra. Para possibilitar a inovação, a máquina projetada pela Boeing será equipada com paraquedas e airbags para absorção de impacto no momento do pouso.
Outra novidade importante incorporada ao equipamento é um sistema autônomo de acoplagem à Estação Espacial Internacional, o que facilita a manobra da cápsula em um dos momentos mais críticos de qualquer missão espacial. Adicionalmente, os astronautas a bordo da Starliner terão acesso sem fio à internet para facilitar a comunicação entre todos os membros da equipe.